A dimensão domus do MOVIDA destina-se à monitorização das atividades da vida diária e registo de padrões nessas rotinas. Por um lado a plataforma permite recolher dados que possibilitam estabelecer padrões de quantificação associados ao movimento, e por outro permite detetar padrões de movimento e rotinas, e alteração dos mesmos.
Esta dimensão tem particular relevância para idosos que vivem sozinhos ou que passam muito tempo sem companhia, ou também para utentes de instituições de saúde ou IPSS, com algum tipo de demência . O uso desta plataforma permite dar mais autonomia aos utentes uma vez que, através de um sistema de geração automática de alarmes de alteração de rotina, serão notificados dessa mesma alteração tendo possibilidade de desarmar esse alarme (bastando um simples movimento no telefone para o conseguir). No caso do alarme não ser desativado pelo utilizado, a plataforma tem associado para cada utente um cuidador que, neste caso, recebe o alarme e pode desencadear mecanismos de verificação do estado do utente.
Esta dimensão requer, por parte do sistema, de um período de aprendizagem e está baseada na análise inteligente de dados e machine learning.
A plataforma é constituída por um backoffice web de gestão de contas de utilizadores e análise de dados, e por uma aplicação para telemóvel (IOs e Android)